7 maneiras de não deixar o estresse destruir seu casamento

Estas dicas vão ajudar a reduzir o seu nível de estresse e, ao mesmo tempo, tornar o seu relacionamento muito melhor!

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  • O estresse, quando não controlado, pode afetar fortemente seu relacionamento familiar e, principalmente, conjugal. Abaixo estão sete maneiras de impedir que ele destrua seu casamento:

  • 1. Reserve um dia da semana para o descanso, longe de assuntos profissionais

  • Um estudo realizado pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, feito com 190 trabalhadores, revelou que grosserias e abusos no trabalho, vindos do chefe ou de colegas, afetam fortemente a família e o cônjuge do trabalhador.

  • Embora seja difícil manter os problemas profissionais apenas na empresa, é preciso fazer algo para que eles não acabem com seu relacionamento. Uma saída para amenizar o estresse originado no ambiente de trabalho é determinar um dia por semana para ficar longe de tudo o que esteja relacionado a trabalho. Dedique esse tempo para fazer coisas agradáveis com seu cônjuge e filhos. Todos precisam e merecem pelo menos um dia por semana para descansar, dedicar-se à família e recarregar as baterias.

  • 2. Reserve uma noite semanal para o casal

  • Além do estresse originado no ambiente de trabalho, há o estresse relacionado às tarefas domésticas e à maternidade. Em um artigo publicado no site Today, a doutora em psicologia, Michele Borba, relatou que 70% das mães americanas disseram que a maternidade é "extremamente estressante". Uma das saídas propostas por ela para aliviar o estresse é reservar uma noite semanal somente para o casal, para dar uma saída, namorar, ou ficar em casa assistindo a um filme e relaxando.

  • 3. Coloque os filhos na cama um pouco mais cedo

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  • Outra maneira de aliviar o estresse e fortalecer o casamento é criar o hábito de colocar os filhos na cama antes de o casal ir para a cama. Dessa maneira sobrará um tempo aos dois para conversar, ler juntos e namorar.

  • 4. Conversem coisas alegres e agradáveis

  • Não deixem para conversar somente quando tiverem problemas para resolver. Se fizerem isso, os momentos de diálogo, que deveriam ser agradáveis, se tornarão negativos e pesados. E isso acabará aumentando o estresse e afastando vocês.

  • E quando tiverem que resolver alguns problemas, tentem expor as coisas com calma em vez de se alterarem ou fazerem acusações. Aprendam a discordar e negociar sem ofenderem um ao outro.

  • 5. Façam exercícios físicos

  • Uma matéria publicada no site da ADAA (Associação Americana de Ansiedade e Depressão - tradução livre) afirma que entre as técnicas recomendadas pelos profissionais de saúde para gerir o estresse, os exercícios físicos é a principal delas. "Os cientistas descobriram que a prática regular de exercício físico aeróbico mostrou diminuir os níveis globais de tensão, elevar e estabilizar o humor, melhorar o sono, e melhorar a autoestima. Mesmo cinco minutos de exercício aeróbico pode estimular os efeitos antiansiedade".

  • 6. Façam, pelo menos, um passeio ao ano sozinhos

  • Sabemos o quanto é difícil ficar longe dos filhos, especialmente se ainda são crianças, mas os filhos um dia crescerão e terão suas próprias famílias, e na sua casa restarão apenas vocês dois. Portanto, é imprescindível investir nessa relação para que realmente perdure.

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  • Então, desapeguem um pouco das crianças e deixem-nas com os avós, tios ou amigos de confiança durante alguns dias por ano, e viagem para um lugar que é especial para vocês, ou um destino que amariam conhecer. Vocês não imaginam como isso aliviará o estresse e dará uma revigorada no casamento!

  • 7. Jamais abram mão das férias em família

  • O fim do ano está próximo e você está pensando em vender as suas férias para dar uma reforçada no orçamento da família? Ou você é dono do próprio negócio e não acha vantajoso ausentar-se da empresa? Seria muito importante você rever esse conceito.

  • Estudos mostram que pessoas que tiram férias são mais felizes e produtivas. E pessoas que não tiram férias estão mais propensas a enfartar e ter outros problemas de saúde desencadeados pelo estresse.

  • Eliana Torrezan, diretora do Centro Psicológico de Controle de Estresse, unidade Vila Olímpia, São Paulo, afirmou nesta matéria que as viagens curtas ajudam bastante a controlar o estresse. "Elas são estratégicas, pois a pessoa aproveita um final de semana para relaxar e, ao voltar, poderá ter mais energia para continuar com a sua rotina, lidar com um problema ou mesmo tomar uma decisão importante. Elas funcionam como uma parada para reorganizar as ideias, pensar com calma, descansar e depois enfrentar as dificuldades ou executar novos planos."

  • Na mesma matéria, Esdras Vasconsellos, professor de Psicologia da USP, afirma que "o ideal seria fazer três pausas por ano".

  • Para você dar uma pausa na rotina para relaxar e desestressar, sugerimos alguns destinos maravilhosos para uma viagem com a família ou a dois:

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  • Para descobrir o destino perfeito de acordo com o estilo de vocês, faça o TESTE abaixo:

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Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

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