O estresse prejudica toda a família. É bom ficar atento.
Quando pais sofrem com estresse, seus filhos também são grandemente afetados. Mudar este quadro é possível para uma vida mais agradável em família.
Michele Coronetti
Conhecido como o mal deste século, o estresse é um grande vilão que rouba a felicidade individual e familiar. Ele causa distúrbios físicos e psicológicos e afeta as pessoas próximas, ou seja, se um dos adultos está estressado por problemas no trabalho, os filhos sentirão e serão atingidos pelo mesmo problema.
Para saber como está o nível de estresse de uma pessoa, este questionáriopode ajudar. Ao avaliar os sinais, algumas atitudes podem ser tomadas a fim de mudar o quadro e ter melhor qualidade de vida.
Segundo estudos, o estresse causa vários efeitos nocivos, entre eles:
Sistema muscular
Para proteger o corpo de lesões e dores, a musculatura se mantém tensa. Isso pode ocorrer em um episódio isolado e depois voltar ao normal, assim como pode também continuar a tensão e causar dores e cansaços posteriores.
Sistema respiratório
Normalmente o organismo exige respiração mais forte e isso não é muito bom para asmáticos.
Sistema cardiovascular
Os batimentos cardíacos ficam mais rápidos com a situação preocupante e hormônios do estresse são liberados. Resposta natural do organismo para defesa e que não é saudável quando ocorre constantemente, podendo causar elevação da pressão arterial e comprometimento com a saúde do coração.
Fígado
Ele produz mais glicose e a continuidade deste processo pode causar Diabetes tipo 2.
Estômago
A pessoa pode comer mais que o normal ou o contrário. Dores estomacais costumam ser relatadas e úlceras podem se desenvolver. Também há relatos de rejeição dos alimentos pelo organismo.
Intestino
A digestão pode ser afetada, alterando a absorção dos nutrientes e o funcionamento intestinal, interferindo na rotina do organismo.
Esôfago
Azias e outras dores podem aparecer.
Aparelhos reprodutores
Eles também sofrem e vários distúrbios podem se manifestar, prejudicando a saúde em geral.
Segundo este artigo, estudos realizados nos Estados Unidos, Inglaterra e Suécia mostraram que há predisposição para os filhos sofrerem de estresse e ansiedade quando os pais possuem estes problemas. Para evitar que toda a família sofra com os efeitos negativos, algumas atitudes dos pais são importantes:
-
Compreender que o estresse está presente no lar e que é nocivo a todos ajuda os pais a controlar e evitar passar isso para seus filhos.
-
Disfarçar não é suficiente. Filhos percebem sem entender o que está acontecendo, e isso pode gerar ainda mais estresse. É necessário trabalhar com ele para ter uma vida mais agradável e evitar que os pequenos sofram do mesmo mal.
-
Organizar o tempo, tarefas domiciliares, planejar eventos futuros, tudo isso também auxilia a evitar preocupações futuras.
Advertisement -
Atividades familiares, especialmente as caminhadas e brincadeiras ao ar livre, aliviam e ajudam no combate aos efeitos do estresse.
-
Evitar cobranças excessivas sobre rendimento escolar, tarefas e outras atividades ajuda os filhos a sofrerem menos.
-
Os horários das refeições devem ser calmos, isentos de aparelhos eletrônicos e com conversas agradáveis.
-
Buscar ajuda de profissionais especializados em estresse pode se tornar necessário quando o ciclo estiver muito evidente e a retomada de uma vida mais tranquila for difícil.
Ao modificar hábitos ruins e a maneira de lidar com as situações estressantes da vida, cada pessoa pode viver melhor e mais saudável e promover o mesmo para toda a família.