Fazer estas 5 coisas na praia afeta a sua saúde. Cuidado!

Exposição excessiva ao sol, deixar de beber água e pegar conchinhas na praia trazem riscos à saúde.

3,135 views   |   18 shares
  • Com as férias chegando e a preferência para viagens normalmente ser para o litoral, é bom tomar cuidado com algumas coisas muito comuns que as pessoas costumam fazer e que realmente prejudicam a saúde.

  • 1. Exposição excessiva ao sol

  • Todo mundo sabe que ficar exposto ao sol durante um dia inteiro na praia causa danos em crianças ou adultos. Mas a ansiedade por estar lá e a necessidade de aproveitar cada minuto interferem e a maior parte das pessoas acaba extrapolando e ferindo seu próprio organismo. As orientaçõesque eram de evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas (importante observar o horário de verão) aumentaram para 17 ou 18 horas dependendo da força do astro rei. A campanha Dezembro Laranja segue durante todo o mês para alertar e orientar as pessoas quanto aos cuidados relativos à exposição solar. Ficar deitado ao sol ou praticar exercícios na água ou areia requer muitos cuidados e utilização de filtro solar adequado para cada tipo de pele. Queimaduras indesejadas em crianças e adultos são um real transtorno nas férias, exigindo cuidados com medicamentos e até idas a hospital. Porém, o pior fica a longo prazo, pois um câncer de pele demora aproximadamente 20 anos para se manifestar. Este tipo de câncer mata e seus dados estatísticos vêm subindo ano a ano.

  • 2. Deixar de beber água

  • Depois das insolações o maior problema enfrentado por quem está na praia é a desidratação. Deixar de beber água e ficar só com outras bebidas como os refrigerantes somados ao calor intenso do local fará com que a pessoa desidrate. Alguns sinais, além de simplesmente ter sede, poderão se manifestar e serão um indício claro de desidratação. Eles podem incluir dores de cabeça, sonolência, tontura ou cansaço. O melhor a fazer ao perceber estes sintomas é beber água aos poucos de meia em meia hora. Água de coco também é um excelente hidratante.

  • Advertisement
  • 3. Banhar-se em águas poluídas

  • Não é muito fácil identificar uma água poluída, especialmente porque micro-organismos nem sempre são escuros e repulsivos. Algumas dicas a seguir são quando fazem menos de dois dias que choveu no local, quando a maré estiver muito baixa, se corre um esgoto da areia à praia, ao perceber excesso de lixo na areia, quando há sinalizações colocadas em placas no local e nos principais jornais da cidade. As doenças que podem ser adquiridas normalmente incluem micoses, verminoses, infecções gastrointestinais provocadas por viroses ou bactérias como shiguella e salmonela, conjuntivite ou hepatite A. O melhor a fazer é buscar um outro local livre de poluição para melhor proteger toda a família.

  • 4. Andar descalço

  • Sentir a areia nos pés é muito agradável, porém em praias movimentadas e geralmente poluídas o risco de adquirir doenças indesejadas se torna muito grande. As principais são o bicho geográfico, bicho de pé e outras micoses. Um especialista deverá ser consultado para o tratamento. Sentar ou deitar diretamente na areia ou enterrar-se traz a mesma exposição. Viroses e infecções também podem ser adquiridas através da areia. Lavar bem as mãos e o corpo depois da brincadeira ajuda a diminuir os riscos.

  • 5. Coletar souvenirs

  • Uma conchinha, uma bolacha do mar, craca ou qualquer outra lembrancinha pega na areia ou água e levada para casa pode conter insetos, bactérias e vírus muitas vezes invisíveis a olho nu. Se isso ocorrer, as mesmas doenças citadas no item 3 poderão se manifestar.

  • Advertisement
  • A atenção com esses e outros itens na praia quando efetuados de forma sábia e consciente manterão os dias agradáveis e livres de idas a médicos ou hospitais. O cuidado com a saúde não pode tirar férias.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Fazer estas 5 coisas na praia afeta a sua saúde. Cuidado!

Exposição excessiva ao sol, deixar de beber água e pegar conchinhas na praia trazem riscos à saúde.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr