12 tradições e atividades de família para o Natal
O Natal está chegando, e nossa sensibilidade nesta época parece aflorar ainda mais, sentimos um desejo genuíno de fazer coisas diferentes de nossa habitual rotina e sentir o clima de amor no ar. Desejamos ser pessoas melhores e fazer.
Fernanda Ferraz
Há muitos anos, quando eu ainda era uma garotinha, lembro-me de estar na lojinha de presentes da minha mãe. Era Natal, e vi pessoas andando no shopping, todas as lojas superlotadas, crianças, adultos, jovens escolhendo seus presentes e muitas sacolas e enfeites brilhando em todos os lugares.
Porém, nas esquinas escuras não havia brilho, nem árvores coloridas ou enfeites pendurados. Ao sair a poucos metros dali, vi crianças descalças, com fome, sem presentes e sem ter o que comer… Fiquei pensando no forte contraste que existia de uma extremidade à outra parte tão próxima. Essa grande diferença existia, talvez imperceptível para muitos que não faziam questão de notar, mas eu notei. E isso era muito importante! Porque eu não poderia, ainda que muito jovem, me isentar ou me fingir de cega para aquela dura realidade!
Devemos fazer mais pelo próximo, fazer o bem como tradição. Somos tão abençoados com tantas coisas, comida, saúde, roupas, teto, uma família, filhos, educação, bons livros, trabalho… Por que então não ajudar? Por que então não proporcionar alegria para o coração de outras pessoas.
O Natal é uma data maravilhosa, da qual podemos recordar não apenas de bons presentes, mas do real significado do Natal, Jesus Cristo. E já que temos recebido graças de suas bondosas mãos, por que não distribuir amor, caridade e felicidade?! Aquele Natal foi mágico, porque fizemos a diferença!
1. Levar presentes
Naquele Natal, nós levamos muitos presentes, havia tantos que nem me lembro da quantidade. Em nenhum momento eu quis ficar com um daqueles presentes, eu queria ver sorrisos brotando nos rostos das pessoas. Havia bonecas, estojos de maquiagem, carrinhos, ursinhos, panelas e utensílios de brinquedo, o carro estava cheio, sacrificamos boa parte do lucro para agir com amor ao próximo.
Quando nos disponibilizamos para presentear quem quer que seja, não somente as pessoas que conhecemos e temos apreço, mas aquelas que são humildes e desprovidas de bens, estamos agindo com amor e caridade, fazemos isso porque desejamos levar felicidade para outras pessoas, e nos sentimos tão bem por isso! Aquele dia ficou marcado em minha memória, porque aprendi algo de inestimável valor: o amor é revelado em ação, não só com palavras!
2. Que tal um sopão?
Outro dia, reunimo-nos com vários amigos queridos e fizemos um sopão recheado de legumes, carne, macarrão, bem saboroso e temperado com muito carinho. Foram muitos panelões e pratos fundos descartáveis, levamos pães também, doces e salgados. Paramos em um ponto de bastante movimentação e distribuímos aos moradores de rua. Eles ficaram tão contentes! Muitos repetiram porque estavam famintos. Todos nós fomos edificados, renovando nossas forças em sermos pessoas melhores e com boas atitudes mudando a dura realidade daquelas humildes pessoas, que infelizmente não tiveram as mesmas oportunidades que nós!
3. R eunir-se com a família
Outra atitude maravilhosa é nos reunirmos com nossos familiares, seja para desenvolver uma ação de voluntariado para ajudar outras pessoas ou para nos confraternizar em família, celebrando a união e o fortalecimento familiar.
4. Visitar um asilo ou instituição filantrópica
Em outro ano, eu, meu esposo e os amigos da igreja visitamos um asilo, levamos casacos, fraldas geriátricas, medicamentos e kits de primeiros socorros a pedido da diretora da instituição. Alguns alimentaram os idosos, outros arrumaram os quartos, as camas, limparam o ambiente, outros pentearam os cabelos da terceira idade, alguns cantaram, todos fizeram algo legal, e todos se edificaram!
5. Ajudar um ente querido
Podemos ajudar um ente querido que precise de nossa ajuda. Talvez, algum familiar ou até conhecido que esteja enfermo e que sabemos que pode precisar de uma mãozinha. Muitas vezes, essa pessoa enfrenta sérias dificuldades, seja ela financeira, emocional ou espiritual, nós podemossempre ajudar!
6. Convidar um amigo distante para a ceia natalina
7. Convidar alguém para participar da ceia ou confraternização de Natal de nossa igreja
8. Vestir e acalentar
Muita gente também não tem roupas novas ou roupas em bom estado. Todo ano, faço uma caça às roupas que estão em perfeito estado, mas que não uso mais. Nesse ano já doei muitas coisas, e estou consciente que, antes do natal chegar, preciso vasculhar mais coisas para doar. Muitas vezes, guardamos inúmeros itens que não usamos mais, e doar é um bom modo de exercer a caridade e o puro amor de Cristo!Não é para doar roupas rasgadas, mas roupas boas!
9. Ligar e desejar um Feliz Natal
10. Algo de maior valor, o pão da vida
Existem presentes muito especiais que podemos dar. O presente que mais estimo são as escrituras, que tal presentear alguém com uma escritura? Ler para a pessoa, incluir uma mensagem e embrulhar num lindo papel de presente? Pode ser para qualquer pessoa, quantas pessoas você puder presentear, não falo somente dos amigos próximos, mas principalmente daqueles que necessitam de palavras de esperança!
11. Contar histórias natalinas para as crianças
12. Uma peça e um teatro sobre o Natal e o amor ao próximo!
Há tantas coisas maravilhosas que podemos fazer, não só no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas. Presente maior não é o outro que recebe de nossas mãos, mas nós que recebemos, por fazer a diferença na vida de alguém! Disso precisamos lembrar sempre!
Faça o Natal de alguém mais feliz!