5 maneiras de acalmar uma criança com ansiedade

Muito mais que apenas tranquilizar uma criança, há muito que os pais podem fazer para acalmar as crianças e ajudar a se sentirem melhores.

3,338 views   |   52 shares
  • A ansiedade tem sido um mal muito grande em nossos dias e afeta comportamentos e a saúde. Ela pode ser amenizada com algumas atitudes positivas dos pais e através do estabelecimento de hábitos saudáveis.

  • A cada 100 crianças e adolescentes até 17 anos, 13 são afetadas com os sintomas da ansiedade. É importante entender que ficar ansioso devido a um acontecimento futuro é comum em crianças e faz parte da infância, porém os sintomas de ansiedade que podem levar a uma depressão são bastante frequentes e fáceis de serem observados. Quando a criança apresenta nervosismo a respeito da maior parte das coisas que precisa fazer, se isola, há queda no desempenho escolar ou ainda sintomas físicos como enjoo, dores na região do estômago, problemas intestinais, falta de ar ou palpitações, o problema de ansiedade pode estar instalado e causando transtornos maiores.

  • Alguns eventos podem aumentar a ansiedade e necessitar de apoio médico-psicológico. Cada caso será avaliado pelo profissional e receberá o apoio necessário para sua cura ou diminuição. Quando pais se separam, quando há mudanças de endereço ou escola ou ainda com a perda de um ente querido ou amigo especial a criança pode sofrer e acabar tendo sintomas de ansiedade. Algumas delas não sabem muito bem o que está acontecendo e tentarão manter os pais despreocupados, porém, em seu interior, o problema pode se tornar de grandes proporções e alterar até seu estado físico.

  • Algumas coisas que os adultos podem fazer para ajudar as crianças a enfrentarem seus problemas e reduzir a ansiedade são:

  • 1. Estar sempre ali para a criança

  • Se ela sente que pode confiar em seus pais será sincera e falará de seus medos e receios, além de buscar alívio através deles. Para isso é necessário diálogo aberto, conversas sinceras sem que pareçam interrogatórios, nunca mentir para os filhos ou para os outros, apoio nos momentos difíceis e demonstrações de preocupação e amor. Quando os pais incentivam e mostram que a situação estressante passará ao invés de simplesmente obrigar e usar sua autoridade para que a criança obedeça, a confiança ficará maior ainda e no futuro ela pode se sentir mais segura e menos ansiosa.

  • Advertisement
  • 2. Respeitar limites

  • Cada criança tem seus medos que muitas vezes são normais para sua idade. Ensinar por meio de força ou castigo severo apenas desgastará a relação entre os pais e os filhos. Evitar o enfrentamento dos medos também não resolve. O ideal é ajudar a criança a suportar seus desafios de acordo com sua idade e apoiar sempre. Um exemplo seria uma criança que tem medo de cachorro. Trancar a criança com um cachorro não parece uma boa ideia e pode piorar muitas coisas. Atravessar a rua toda vez incentiva a manutenção do medo. Segurar em sua mão e dizer que tudo está bem enquanto passam por um cachorro seria a melhor opção.

  • 3. Alimentação adequada

  • Evitar alimentos estimulantes como café, refrigerantes, alimentos açucarados, pode ajudar a evitar ansiedades.

  • 4. Sono adequado

  • Dormir a quantidade de horas necessárias é importante para evitar o estresse e manter a criança preparada para as atividades do dia evitando ansiedades. Atividades adequadas durante o dia evitando cochilos fora do horário ajudam.

  • 5. Ajude a criança a entender

  • Conversar a respeito da ansiedade pode até revelar situações complicadas que a criança vivenciou e que os pais não ficaram sabendo. Tratamentos existem e ajudarão para que os problemas sejam superados e que a ansiedade seja controlada.

  • Rotinas adequadas no lar, com propostas de atividades e um bom relacionamento ajudam e mantém o equilíbrio emocional da criança, além de serem muito positivos para toda a família.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

5 maneiras de acalmar uma criança com ansiedade

Muito mais que apenas tranquilizar uma criança, há muito que os pais podem fazer para acalmar as crianças e ajudar a se sentirem melhores.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr