Cansada de ver imagens irreais de corpos de mães fitness, essa mãe resolve mostrar suas estrias nas redes sociais e ensinar uma valiosa lição

As pessoas não podem se deixar enganar sobre quais são os verdadeiros corpos pós-parto "perfeitos".

Erika Strassburger

No final de abril, quatro meses após ter dado à luz, a estilista de cabelos, Abigail Wedlake, resolveu postar uma foto no Instagram em que expõe parte do seu corpo marcado por enormes estrias roxas. Ao lado de suas “listras” maternas está a sua linda filhinha, e uma linda legenda postada com a imagem:

“Uma marca para cada respiração sua, cada piscar de olhos, cada bocejo sonolento. Uma para cada vez que você sugou seu polegar e dormiu na perfeita escuridão. Uma por cada sonho que você sonhou. Ele [o ventre] era a sua casa onde aprendi a te amar. Ganhei minhas listras e eu as acolho cada vez mais, todos os dias. Os corpos pós-parto são diferentes, mas mostram a beleza de ter a chance de trazer uma vida a este mundo”.

A postagem recebeu quase 17 mil curtidas.

Advertisement

Abigail contou ao HuffPost que tomou a decisão de publicar a foto porque estava cansada de ver somente imagens de “corpos plásticos perfeitos”.

E ela tem toda razão. É muito raro encontrar pessoas dispostas a se mostrar como realmente são, com suas rugas, manchas, cicatrizes, pneuzinhos, flacidez e outras imperfeições inerentes a todo ser humano. A maioria só expõe suas melhores fotos no melhor ângulo e, de preferência, com o melhor filtro.

Ela teve certa dificuldade para aceitar a forma como seu corpo ficou durante e após a gravidez. Mas, tão logo se conscientizou de que havia motivo para orgulho, em vez de tristeza ou vergonha, ela quis ajudar outras mães a despertar para essa realidade também. “Eu queria que outras mães vissem que não estão sozinhas – que a pele flácida e as estrias não são motivos para se envergonhar”, disse ao HuffPost.

Ela conta que suas estrias começaram a despontar por volta da 36ª semana de gestação. Ela estava devastada e achou que nunca mais teria coragem de usar roupa de banho que expusesse a sua pele marcada. Mas, “Naquela manhã, antes de publicar essa foto, olhando no espelho segurando minha filha, percebi que elas foram conquistadas. Eu a carreguei por nove meses e ganhei essas estrias e a cicatriz da cesárea abaixo delas. Se não é a coisa mais linda, eu não sei o que é”.

Através de sua publicação, Abigail espera fazer as pessoas refletirem sobre o que é, de fato, um corpo normal de quem acabou de ter um filho. As fotos de mães fitness que acabaram de ter filho e continuam com tudo em cima ficam em evidência nas redes sociais. E as mães normais, onde ficam? “Isso faz as mulheres pensarem que [seus] corpos não estão bem ou não são normais”, quando na verdade são totalmente normais. Ela diz que as mulheres costumam se cobrar muito por conta de toda aquela imagem de “corpo perfeito” à sua volta, “quando o corpo perfeito é o nosso corpo”.

Por fim, ela deseja que a sua imagem inspire as mulheres a aceitarem seus corpos perfeitamente imperfeitos. E que as encoraje a transmitir a mesma mensagem às suas filhas. Ela conclui, “Vou ensinar à minha filha que somos todos perfeitos e semelhantes à nossa própria maneira. Que não há fronteiras para a beleza. Não importa o que a mídia diga que seja ‘perfeito'”.

Advertisement

Veja outras transformações que seu corpo experimenta graças à gravidez

Cabelo mais bonito

Segundo este artigo, durante a gravidez “o estrogênio e a progesterona aumentam na circulação sanguínea e afetam os folículos capilares, causando uma verdadeira revolução no comportamento dos fios”. Com isso, tem-se cabelos mais volumosos, brilhantes e sedosos.

Unhas maiores e mais fortes

Embora em algumas mulheres aconteça o contrário, em muitas delas as unhas crescem mais rápido e ficam mais forte durante a gravidez. O efeito costuma estender-se até seis meses depois de dar à luz nas unhas das mãos, e até o primeiro aniversário do bebê nas unhas dos pés, de acordo com este artigo.

Pele mais viçosa

Infelizmente, algumas mulheres desenvolvem melasmas (manchas escuras) durante a gestação. Mas, graças às alterações hormonais, esse período também as agracia com uma pele mais jovem e livre de acnes.

Seios mais fartos

Essa talvez seja a parte que as mulheres mais gostam – principalmente aquelas que não foram tão beneficiadas pela mãe natureza no quesito “comissão de frente”.

Aumento da libido

Ainda por conta das alterações hormonais, que deixam o corpo da mulher mais sensível, a mulher sente um aumento no seu apetite sexual, principalmente no segundo trimestre de gestação.

Advertisement

Adeus TPM

Enquanto a mulher não voltar a menstruar, o que poderá durar vários meses após o parto, ela não voltará a ter a tenebrosa TPM. Ela irá amar (e o maridão mais ainda!).

Menor chance de desenvolver certos tipos de câncer

Os especialistas afirmam que as mulheres que têm filhos têm chances reduzidas de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama e o de ovário.

Para mais informações sobre gravidez e pós-parto

O artigo abaixo é para ler com o maridão

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.