3 maneiras de escutar melhor o cônjuge

A arte da escuta se desenvolve a partir do conhecimento e aplicação dessas regras básicas.

1,957 views   |   16 shares
  • Com o passar do tempo muitos casais se perguntam o que aconteceu com a comunicação fluente que tinham no começo do relacionamento. É comum reclamarem da falta do diálogo e mesmo das conversas informais e divertidas. O tédio toma conta quando estão sozinhos, não há assunto além dos estritamente necessários. Com a comunicação travada, acabam ficando cada um com seus pensamentos, afazeres ou no seu celular.

  • Se você tem sentido seu cônjuge distante e a solidão tem se instalado em seus dias não permita que continue assim, jamais se convença de que "casamento é assim mesmo". É impressionante como podemos nos acomodar em situações ruins!

  • Você conhece a história do sapo e da água quente? "Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, mesmo que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento de temperatura (mudanças de ambiente) e morre quando a água ferve". Muitos cônjuges agem como o sapo, não percebem as mudanças em seu redor e acabam surpreendidos em situações de grande sofrimento.

  • Se você quer "pular dessa água fervente" precisa se aproximar de seu cônjuge, buscando entender o que mudou e, principalmente, qual a melhor forma de vocês se entenderem novamente.

  • Não há como melhorar o diálogo sem colocar-se à disposição de ouvir o seu cônjuge. Essas dicas podem facilitar essa retomada tão necessária:

  • 1. Tome a iniciativa de conversar

  • Não espere que seu cônjuge procure conversar, inicie você um diálogo afetuoso. Procure não fazer cobranças; fale de seus sentimentos sem dramas. Apenas diga que está com saudades de conversar ou mesmo inicie uma conversa sem preâmbulos. Escolha um tema leve, lembre-se que se trata de uma reaproximação e não de discutir a relação. Dê o gancho para que seu cônjuge fale, a ideia é ouvi-lo, certo? Deixe-o à vontade e demonstre atenção genuína.

  • Advertisement
  • 2. Mantenha contato visual

  • Olhar nos olhos de quem está falando é muito importante para que a pessoa se sinta ouvida. O contato visual com seu cônjuge permite que ele entenda que você está focado e pronto para escutar. Sua expressão facial também é importante, esteja genuinamente atento(a). Cuidado com celulares, computadores e televisores, o ideal é desligar tudo o que pode desviar a sua atenção.

  • 3. Não interrompa

  • Como seu cônjuge vai se sentir ouvido se você não deixa ele completar seu raciocínio? Como ele vai entender a importância de vocês conversarem se você vai logo tirando suas próprias conclusões? É preciso refletir sobre isso! Muitas vezes, estamos ocupados criando nossa resposta ou argumento enquanto o cônjuge fala. Isso não é uma boa audição, você não pode compreender a mensagem dele se está focado(a) em sua própria mensagem. Ouvir genuinamente requer total atenção não só na fala, como nas entrelinhas. Você não pode estar ouvindo se está falando. Interromper o cônjuge é muito prejudicial para a comunicação e, consequentemente, para o relacionamento.

  • Desenvolver a capacidade de escuta é sobremaneira importante para a saúde de qualquer relacionamento e, muito em especial, do relacionamento amoroso. Portanto, não espere que algo destrutivo aconteça para iniciar o processo de ouvir e se aproximar de seu cônjuge.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

3 maneiras de escutar melhor o cônjuge

A arte da escuta se desenvolve a partir do conhecimento e aplicação dessas regras básicas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr