Este ingrediente é capaz de preservar o amor do casal

Para quem já tem um amor e não quer perder, esta é a melhor coisa que pode ser feita.

Michele Coronetti

Para o amor não existe nada melhor que o ingrediente da liberdade. Já dizia uma música dos anos 80, se você ama alguém, deixe-o livre. As pessoas pensam que amor de verdade é fazer tudo o que o parceiro quer esquecendo de si mesmo e de seus objetivos. Esse conceito é muito ultrapassado.

O casal que deseja estar próximo um do outro o tempo todo precisa entender que essa aproximação não aumenta o amor, mas faz com que ele se transforme em prisão. O ser humano necessita do livre-arbítrio para sua felicidade assim como o organismo precisa de água para a sobrevivência. Por isso, a melhor forma de preservar o amor no relacionamento é equilibrar as emoções e respeitar a liberdade do parceiro sempre.

A maturidade individual vai ajudar a conseguir equilibrar a vida a dois e as decisões individuais e compartilhadas. E como casais jovens ainda têm muito o que crescer o amor pode ser destruído por ambos ou por um dos lados devido apenas ao conceito errado de amor e crença de que prender o parceiro é o certo a fazer.

A liberdade do casal não inclui prazeres momentâneos, traições e mentiras de forma alguma. Liberdade não é libertinagem. Quando a pessoa ama verdadeiramente seu cônjuge ela entende que sua liberdade termina quando a do outro é afetada. O respeito é um dos atributos mais importantes na relação a dois e fortalece a união dia após dia.

Amizades, conquistas, tempo para si e até um pouco de solidão fazem bem ao relacionamento e permitem aos cônjuges a liberdade de que necessitam para o sucesso individual e a admiração que virá do parceiro. E quando o outro ama de verdade ele não deseja conhecer outras pessoas nem pretende manter outros relacionamentos porque respeita e quer o melhor para seu cônjuge.

Advertisement

Antes do divórcio ser legalizado as pessoas eram obrigadas a permanecer casadas e isso muitas vezes causava muitos problemas. Hoje os casais podem ver o divórcio como uma opção e assim ter a certeza de que se o cônjuge está dentro do casamento é porque é livre e sua escolha foi exatamente essa.

Para que os casais possam dar mais liberdade um ao outro e deixar o conceito de amor-romântico-prisão de lado, algumas atitudes podem ser feitas:

  1. Nos momentos a dois expressar o amor que sente através de olhares, palavras, carinho e surpresas fortalece a união e diz ao parceiro que existe felicidade em estar ao lado dele.

  2. Diálogo constante, evitando cair na rotina ou fazer dela uma novidade todos os dias. Muitas vezes a troca de mensagens se restringe a lista de compras, horários de filhos e outros compromissos. Prestar atenção no tom de voz, na emoção, agradecer sempre e manter a alegria ajudam a tornar cada momento repetitivo em único.

  3. Sempre dizer onde vai quando não sair com o cônjuge para que a confiança seja mantida. Evitar criar situações de ciúme – elas não são prova de amor. Quando o parceiro sente segurança no relacionamento não haverá motivos para discórdias ou dúvidas que podem levar a desconfianças infundadas.

    Advertisement
  4. Incentivar o cônjuge a realizar seus sonhos e conquistar seus objetivos ao mesmo tempo que os próprios também sejam conquistados.

  5. Evitar ordens, usar sempre as palavras mágicas como por favor e obrigado, permitir que a proatividade individual exista e se manifeste naturalmente.

  6. Deixar de projetar na outra pessoa ilusões e esperanças. Criar expectativas pode ser muito frustrante para ambos.

  7. Permitir ao outro e se dar tempo a sós para que a saudade seja sentida e que o relacionamento seja valorizado.

Quando um casal é livre isso é claramente visualizado pelos outros, pois eles costumam ser felizes, olham um para o outro apaixonadamente como se estivessem começando um namoro, estão satisfeitos com suas vidas individuais e com a familiar e transmitem segurança para cada um de si.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.