Mau humor? Pode ser que seja um tipo de depressão

Pessoas mal-humoradas constantemente podem apresentar um quadro de depressão conhecido como distimia.

Michele Coronetti

Existem muitas pessoas que são consideradas mal-humoradas por estarem de mal com a vida o tempo todo. Talvez não seja apenas mau humor, mas um transtorno conhecido por Distimia ou Transtorno Depressivo Persistente. Ela costuma durar por volta de dois anos, segundo especialista em medicina da Universidade de Würzburg, na Alemanha.

Seu diagnóstico pode ser difícil, porém os sintomas incluem tristeza, desânimo, desinteresse, pessimismo elevado, irritação, baixa autoestima, sentimentos de culpa, reclamações constantes e frequentes por coisas rotineiras, falta de satisfação nas tarefas diárias, isolamento, fadiga, falta de energia, alterações no sono e na alimentação e falta de libido.

A visão dos parentes e outras pessoas da convivência é clara quanto à chatice e mau humor no indivíduo que sofre de distimia. O isolamento parece ser a melhor opção para evitar a desaprovação alheia, porém não ajuda na melhora.

Entre os especialistas, acostumados a casos mais severos de depressão e outros distúrbios, fica difícil diagnosticar a distimia sendo muitas vezes ignorada. Quando localizada, o tratamento inclui medicamentos estabilizadores do humor e antidepressivos.

Psicoterapia

Altamente recomendada nos casos de distimia, a psicoterapia auxilia a pessoa a modificar sua visão da vida e seus pensamentos negativos. A valorização que o profissional pode passar através da terapia ajuda o distímico a superar a doença e alterar seu humor.

Advertisement

Deixar a distimia sem tratamento pode acelerar uma evolução para um quadro pior, portanto, quanto antes o diagnóstico for realizado e o tratamento iniciado, melhor para a vida do distímico e para as pessoas do convívio.

Cuidados essenciais

O transtorno pode agravar quando algumas atitudes não sofrem modificações, por isso é importante alterar hábitos e incluir mudanças positivas como:

  1. Exercícios físicos. Eles ajudam na liberação de endorfina e melhoram o quadro depressivo, eliminando o mau humor.

  2. Alimentação equilibrada. Mudanças nos hábitos alimentares trocando alimentos processados por mais naturais.

  3. Higiene. Hábitos de higiene pessoal aumentam a autoestima e contribuem para a melhora do humor.

    Advertisement
  4. Evitar o álcool. Especialmente quando em tratamento com medicamentos o uso do álcool pode interferir negativamente.

  5. Evitar o uso de drogas ilícitas. A distimia será mais bem tratada se a pessoa que possui o transtorno permanecer longe de vícios e da dependência química.

O tratamento, aliado a boa vontade e paciência das pessoas da convivência, contribuirá para que o distímico alcance melhora e seja mais feliz em sua vida.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.