5 maneiras de melhorar o seu casamento no Natal

Aceite o convite do Natal para refirmar seus votos de amor e união, fortalecendo o seu casamento.

Suely Buriasco

O Natal é um momento de reflexão, um convite para que os cristãos lembrem das mensagens do homenageado. É hora de pensarmos em tudo o que fomos, vivemos ao longo do último ano e o que precisamos fazer em relação aos ensinamentos do Cristo. Deveria, pois, ser uma época em que a luz não estivesse apenas nos enfeites, mas dentro de nós mesmos, provocando grande serenidade. No entanto, infelizmente, o que mais se vê são pessoas reclamando em meio a processos difíceis de ansiedade e depressão.

Todos os afazeres e dificuldades que envolvem essa época do ano podem provocar um nervosismo exacerbado, com consequência desastrosa para os relacionamentos. Mas não precisa ser assim, definitivamente não! O Espírito de Natal pode ser um refrigério nas dificuldades, influenciando na união do casal. Veja como:

1. Reconheça os esforços de seu cônjuge

Para a harmonia do relacionamento é preciso, muitas vezes, ceder, negociar e buscar um consenso onde ambos se sintam satisfeitos por contribuírem um com o outro. Perceba os esforços de seu cônjuge, seja na preparação da festa ou no que ele cede para agradar você e demonstre gratidão.

2. Elogie em público

Todo mundo gosta de ser tratado com afetividade e sentir-se reconhecido, principalmente se for em público. Então, não perca a oportunidade festiva para reverenciar as qualidades de seu cônjuge. Isso agrada profundamente e motiva a pessoa a merecer cada vez mais.

Segundo escreveu o psicólogo Arthur Nogueira sobre a Terapia do Elogio: “A falta de diálogo nos lares, o excesso de orgulho, impedem que as pessoas digam o que sentem, levando assim essa carência para dentro dos consultórios médicos”.

Advertisement

3. Presenteie originalmente

Não precisa ser nada que extrapole as suas possibilidades, o importante é o significado que o presente possa ter. Pense em algo original, talvez um objeto que os remeta ao início do relacionamento ou que, de alguma forma, surpreenda seu cônjuge.

4. Seja atencioso(a)

As pessoas, muitas vezes, ficam tão preocupadas com a festa, afinal são tantos afazeres, que se esquecem de usufruir dos bons momentos. Demonstre atenção com as pessoas, divirta-se com elas, mas tenha cuidado especial com o seu cônjuge, deixe claro o quanto você o considera e está feliz por passar esse Natal com ele.

5. Coloque o Cristo no seu relacionamento

E, por fim, o que é realmente essencial: o aniversariante! Não perca a oportunidade de transformar espiritualmente o seu relacionamento, esse é o momento ideal para refletir com a pessoa que você ama sobre o quanto a mensagem de Jesus tem sido absorvida na vida de vocês, na forma como vocês interagem. Se o seu casamento está em dificuldades e você não sabe mais o que fazer, esse é o momento oportuno para abrir a sua vida para o Cristo. Acredite: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Josué 1:9

Escuto muitas pessoas dizerem que já fizeram de tudo pelo casamento e exclamam: “não adianta”. Mas, verdadeiramente, nunca buscaram a mensagem genuína de amor, perdão e compreensão. Esse é o convite do Natal!

Aproveite a oportunidade e renove seus votos de amor e união com o seu cônjuge e faça com que o Natal seja o renascimento de Jesus na vida de vocês!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.