5 regras para quando você brigar com o seu marido
Se você não consegue evitar uma briga, então ao menos faça com que ela se transforme em entendimento.
Suely Buriasco
Claro que conflitos sempre acontecem na vida a dois, afinal são duas pessoas diferentes compartilhando de grande intimidade, no entanto, o ideal é sempre procurar alternativas de resolução assim que surja uma controvérsia. É fato que quando aprendemos a considerar as diferenças, crescemos como pessoa e harmonizamos nossos relacionamentos.
Leia: Felicidade no casamento: 5 soluções para NUNCA brigar com seu cônjuge
É compreensível que você perca a calma e acabe entrando numa briga com seu marido, mas mesmo nesses momentos seguir algumas regrinhas é fundamental para não piorar ainda mais a situação e desgastar o seu casamento.
Vamos a elas:
1- Nunca brigue em público
É muito embaraçoso para você, seu marido e todos os que presenciarem uma briga entre vocês, assim, mesmo que seja difícil, controle seus ânimos e não se permita tamanha inconveniência. Se você não pode sair imediatamente de perto das pessoas, mantenha as aparências, que nesse caso representa educação, contenha-se e espere o momento propício para estar sozinha com ele. Isso também tem um outro ponto positivo, você terá tempo para pensar, reorganizar suas ideias e equilibrar as suas emoções, assim conseguirá um efeito mais produtivo na conversa que terão mais tarde.
2- Evite brigar na frente das crianças
Filhos não precisam e não devem ser testemunhas das brigas dos pais, isso causa terrível confusão na cabeça deles, pior se as brigas são constantes porque então as consequências nem podem ser avaliadas. Portanto, se isso acontecer, lembre-se que mais importante que tudo é o bem-estar de seus filhos, assim quando estiver mais calma tenha uma conversa com eles, o ideal é que o casal faça isso junto. É bom esclarecer aos filhos que às vezes vocês podem brigar, mas que logo vão se entender e tudo ficará bem. Mas é importante que você e seu marido falem a verdade ou as palavras de vocês perderão o valor para os seus filhos, o que será uma perda inestimável.
3- Não brigue para machucar o outro
O grande problema das brigas é que em vez da pessoa focar no problema, ela vê o outro como adversário e quer atingi-lo a todo custo. Muitas mulheres movidas pelo orgulho ferido têm grande capacidade de levantar da memória anos a fio de discórdias, além de buscar humilhar o máximo possível o marido. Esse é um caminho perigoso que quase sempre não tem volta. Não há como neutralizar a palavra lançada, por isso o melhor é evitar falar movida pela raiva ou qualquer outra emoção destrutiva.
Leia: A arte de encerrar as brigas
4- Não dramatize
Se vocês não conseguiram evitar uma briga é porque a situação já não é nada favorável, tornar o momento ainda mais dramático é trabalhar contra si mesmo e a relação. Homens comumente têm verdadeiro horror a dramas, gritos e choradeira, eles não são bons em lidar com isso, então o conflito toma proporções alarmantes e vocês vão se machucar ainda mais. Tente controlar as suas emoções e procure não piorar ainda mais as coisas.
Leia: 8 comportamentos que deixam os homens fora de si
5- Transforme as brigas em entendimento
Parece impossível, mas não é. Muitos casais se entendem melhor a partir de uma briga e com o tempo aprendem a se entender antes mesmo de brigar, dessa forma a relação se torna mais saudável e cristalina. Para isso é fundamental o diálogo pelo qual ambos falem de seus sentimentos e escutem um ao outro com atenção e carinho.
É importante ter em mente que o assunto é entre você e seu marido e quem tem que resolver são vocês. Cuidado com os chamados “desabafos” com amigos ou familiares, quase sempre isso termina em um festival de horror contra o seu marido e isso não é o que você precisa, não é mesmo?
Leia também: 10 razões pelas quais nunca falarei mal do meu marido