5 segredos reais da harmonia no relacionamento amoroso
Se você acredita que relacionamento amoroso é sempre muito complicado precisa saber destes segredos.
Suely Buriasco
Claro que não existe uma fórmula feliz para todos os casamentos, cada casal é único e se constitui de duas individualidades específicas. Nada é obvio já que os sistemas mentais gravitam em órbitas totalmente análogas. O que parece dar certo para uns, correspondem a verdadeiro desastre para outros.
No livro Mediando Conflitos no relacionamento a dois conto uma história sobre a esposa que resolve “apimentar” a relação e acaba desiludida. Tudo porque achou que uma “receita” comum poderia funcionar para o seu casamento. Cuidado com o óbvio!
Embora não existam padrões homogêneos de comportamento que provoquem a harmonia no relacionamento amoroso, observemos alguns que, embora as peculiaridades, comumente se repetem:
1. Eles prezam a intimidade
Não falam sobre particularidades de seu parceiro e do que acontece no relacionamento. Respeitam profundamente os segredos vulneráveis uns dos outros e os mantêm apenas entre eles. Honrar esses limites cria um elo de confiança que os mantêm felizes e unidos.
2. Tratam-se com clareza
Uma vida harmoniosa exige muita sinceridade. É um grande aprendizado esquecer melindres e conversar claramente sobre as dificuldades de cada um. A verdade pode doer, mas questões não resolvidas, ressentimentos e tristezas retidas podem fazer um dano muito maior ao longo do tempo. “Empurrar a sujeira para baixo do tapete” nunca foi solução de limpeza. É preciso, efetivamente, conversar sobre tudo.
3. Respeitam diferenças
Honrar o parceiro é compreendê-lo nas diferenças, não querer transformá-lo em seu próprio ideal. É um grande passo entender que o outro pensa e age diferente de si mesmo e isso não significa, de forma alguma, uma agressão. Casais que já entenderam essa dinâmica natural dos relacionamentos sabem negociar e encontrar uma maneira de conciliar os impasses em favor de ambos.
4. São comprometidos com o relacionamento
Muito além do compromisso que firmaram e mantêm um com o outro, casais harmoniosos se comprometem com a relação. Eles não esperam dar certo, eles fazem acontecer. Sabendo que as pessoas mudam, eles também mantêm essas crenças atualizadas e não mudam seus comportamentos sem verificar primeiro o que o outro pensa disso. Eles realmente se importam com a vida em comum e não poupam esforço em mantê-la em harmonia.
Esta matéria de um site de psicologia afirma: “Conseguimos identificar que o relacionamento esfria quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar atividades que costumeiramente sempre faziam. A falta de diálogo, a falta de tolerância na aceitação do outro e pequenas brigas podem ser sinais que o casamento ou o namoro tenham caído na rotina”.
5. Compartilham sentimentos
A dor de um é a do outro, assim como o é a alegria. Não se trata de dependência emocional, mas de empatia. Quando sentimos o que o outro sente nos tornamos mais aptos a ajudá-lo. Essa cumplicidade é capaz de promover canais de sintonias tão perfeitos que os cônjuges passam a se entender até mesmo com uma simples troca de olhar.
Você pode estar pensando que os casais descritos acima não existem e talvez você tenha alguma razão nisso. No entanto, muitos são os cônjuges que buscam esse tipo de relacionamento e exercitam esses comportamentos. Eles nos lembram que a harmonia existe a partir da vontade de cada um.
Então, proponha-se a isso e vá à luta!