7 arrependimentos no leito de morte (e como evitá-los)
Não passe pela tragédia de chegar ao fim de sua vida antes de descobrir o que realmente importa na vida!
Dave Willis
_Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.
Minha vida tem sido moldada pela morte.
Eu sei que provavelmente soa meio mórbido, mas eu não sou obcecado por zumbis nem nada. Minhas experiências únicas em relação à morte me deram uma apreciação profunda pela vida. Deixe-me explicar…
Quando eu era mais novo, minha mãe era uma enfermeira em um hospício que cuidava de pacientes em seus últimos dias de vida. Às vezes, eu ia com ela em suas chamadas e eu me sentava à beira do leito de um homem ou mulher que sabiam que seu tempo na Terra era muito curto. As suas prioridades no final da vida ajudaram a formar minha prioridade de vida desde jovem.
Leia: O sentido da própria vida
Eu cresci e me tornei um pastor, então eu ainda passo tempo com pessoas que estão passando por tragédias e segurei a mão de muitos enquanto eles se preparavam para tomar o seu último suspiro e passar desta vida para a eternidade. Estes momentos finais têm uma maneira de colocar em foco o que realmente mais importa na vida.
Eu quero que você se beneficie da sabedoria dos moribundos como eu pude fazer. Abaixo estão sete dos arrependimentos mais comuns no leito de morte e algumas ideias práticas sobre como evitá-los. Eu os encorajo a começar a aplicar estes princípios à sua vida imediatamente. Não passe pela tragédia de chegar ao fim de sua vida antes de descobrir o que realmente importa!
1. “Eu gostaria de ter sido eu mesmo em vez de tentar me misturar com a multidão”
Deus o criou para ser uma obra-prima única, mas a maioria das pessoas é atraída para a corrente de pressão cultural e acabam se misturando quando eles na verdade nasceram para se destacar. Você nunca precisa da permissão ou aprovação de outra pessoa para ser a pessoa que Deus o criou para ser.
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10
Leia: Como encontrar-se na multidão
2. “Eu queria não ter permitido que o medo ditasse minhas decisões.”
Muitas pessoas tomam suas decisões em uma tentativa de escolher o caminho seguro em vez de tomar riscos calculados que levariam à vida aventurosa que eles nasceram para desfrutar. Medo não irá mantê-lo “seguro”, o medo irá mantê-lo preso. Não há espaço suficiente em sua vida para a fé e o medo, então a cada novo dia, você precisa decidir qual dos dois vai ficar.
“Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” Josué 1:9
Leia: Medo x coragem: crescendo e vencendo desafios
3. “Eu queria ter feito a minha fé uma prioridade maior”
A maioria das pessoas chega no fim de sua vida e se depara com a realidade irônica de que elas passaram muito mais tempo se preparando para sua aposentadoria do que para sua eternidade. Você nunca vai se arrepender de investir em crescer em seu relacionamento com Deus. Conhecê-Lo é o que torna uma vida rica e gratificante (e não apenas uma eternidade rica e gratificante).
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, mente e força. Este é o grande e primeiro mandamento.” Mateus 22:37-38
Leia: Como cultivar sua fé: Nutrindo nossa semente de mostarda
4. “Eu queria ter sido um melhor marido/esposa”
Se você é casado, tirando seu relacionamento com Deus, seu relacionamento com seu cônjuge é o relacionamento mais importante de sua vida. Faça de seu casamento uma prioridade!
“Ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher deve respeitar a seu marido.” Efésios 5:33
Leia: Um bom cônjuge tem estes 5 traços. Como você se avalia?
5. “Eu queria ter sido um melhor pai/mãe”
Se você é pai ou mãe, você tem o dever sagrado de ser a melhor influência que você pode ser para seus filhos. Eles não precisam de mais presentes ou dinheiro, eles precisam mais de você.
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6
6. “Eu queria ter sido um amigo melhor”
Amigos são um presente. Cultive-os. Invista neles. Não basta conectar-se no Facebook, ligue para a pessoa e saia com ela, seja verdadeiro. A tecnologia é ótima, mas você ainda não pode dar um abraço em alguém online. Lembre-se que no final, seus relacionamentos (não suas riquezas) serão o mais importante para você.
“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17
7. “Eu queria não ter desperdiçado tanto tempo!”
A vida é um presente e irá passar muito mais rápido do que você imagina. Não perca nenhum minuto com coisas que não importam. Decida hoje fazer o melhor de cada minuto que você tem!
“Faz-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba o quão frágil sou.” Salmos 39:4