Aprenda a descansar para evitar doenças sérias
Para manter a saúde em dia ao longo da vida, um equilíbrio entre o descanso e o trabalho precisa ser encontrado.
Michele Coronetti
Antes da descoberta da energia elétrica, ao findar a luz do dia as pessoas descansavam. Mesmo que fizessem alguma atividade à luz de velas não era nada que exigisse muito do físico nem do intelecto. As atividades realizadas à pouca luz não podiam ser comparadas às feitas durante as horas do dia.
Com o progresso crescente e a disponibilidade cada vez maior de levar trabalho para casa através dos dispositivos eletrônicos, as pessoas ficam cada dia mais cansadas. Depois do turno de trabalho diário, compras, academia, estudo, casa, refeições a preparar, filhos a receber atenção e a constante preocupação em se tornar melhor para o futuro acabam minando ainda mais o tempo e o descanso é sempre deixado de lado.
Para piorar ainda mais essa situação, a maior parte do trabalho é feito em frente a uma tela de computador, com prazos curtos e exigências cada vez maiores do mercado; problemas que se acumulam e tempo de menos para resolver tudo o que é necessário. O cansaço mental é grande e extremamente prejudicial ao organismo caso não seja controlado.
Segundo psiquiatras, ocorre um excesso de demanda química no organismo que precisa estar sempre alerta e isso resulta em esgotamento. O cortisol e a noradrenalina têm sua demanda diminuída nos momentos estafantes, o que resulta em diminuição da atenção, falta de memória, perda da concentração, alterações do sono e do intestino, dores no corpo e de cabeça, lentidão além de muito cansaço e desânimo.
Além de doenças graves que podem se desenvolver como a hipertensão e doenças autoimunes, as relações são muito afetadas, pois a pessoa normalmente fica irritadiça, sem paciência e de mau humor, considerando o isolamento a melhor maneira de evitar confrontos com familiares e amigos. Problemas financeiros podem surgir prejudicando ainda mais.
Descansos mentais e físicos são necessários para manter a boa saúde e evitar um futuro sombrio com doenças sérias e afastamento de entes queridos. Quinze minutos serão suficientes para um relaxamento efetivo. Se possível, repetir todos os dias. Algumas opções incluem:
Meditação
Ouvir sons suaves de música ou natureza de olhos fechados antes de dormir é o suficiente. É importante esvaziar a mente deixando de pensar nos compromissos e problemas e prestar atenção na respiração ou imaginar que está em um lugar tranquilo, observando animais e plantas.
Alongamentos
Rotação do pescoço e ombros são os melhores para combater as dores musculares desta região, mas todo o corpo pode ser beneficiado com os alongamentos. Ele pode ser feito no ambiente de trabalho ou em casa.
Respiração
Assumir o controle ocasional desta máquina que não falha será excelente para relaxar. Prestar atenção e reduzir a rapidez de pelo menos 10 respirações, tornando-as mais profundas ajuda a dissipar a tensão e acalmar a mente.
Finais de semana agradáveis também são necessários. Permitir dormir um pouco mais, não ter hora para levantar, conhecer um lugar novo ou rever um preferido, sair com pessoas que ama também ajudarão a manter o equilíbrio entre o trabalho e o descanso.
Praticar algo que gosta como um tipo de hobby é fundamental para a mente. A alimentação também precisa ser cuidadosamente escolhida para evitar mais substâncias tóxicas ao organismo, além das que o estresse proporciona.
Com o devido descanso e equilíbrio, não só a vida futura fica garantida, mas a presente se torna muito mais agradável e satisfatória.