Dicas para seus pães caseiros ficarem fofinhos
Seguindo estas dicas seus pães ficarão fofinhos e farão a alegria de sua família.
Renata Finholdt
Quem não gosta de pães fofinhos e macios feitos em casa? O cheirinho de um pão caseiro toma a casa toda e faz a alegria de todos os membros da família.
No entanto, muitas pessoas reclamam que têm dificuldade em deixar a massa fofinha e consequentemente desistem de assar pães em casa.
Há várias receitas de pães diferentes, doces, salgados ou recheados, no entanto, todos eles precisam de um certo cuidado para que cresçam e fiquem com uma massa leve e gostosa.
Ovos
Normalmente as receitas de pães pedem ovos. O ideal é que ao utilizar os ovos na receita de pães eles estejam em temperatura ambiente, pois desta forma contribuem para a ação do fermento.
Fermento biológico
Procure os fermentos biológicos de qualidade. Atualmente eles podem ser encontrados na versão seca, que por sinal são muito bons, pois tem um período de validade maior, além da facilidade de conservação. Porém, caso você tenha dificuldade em encontrá-lo é possível utilizar o fermento biológico fresco.
Sal
Em todas as receitas, mesmo aquelas de pães doces, levam uma pitada de sal, neste caso, nunca adicione o sal na massa inicialmente. Coloque todos os ingredientes primeiramente e só depois de já ter adicionado um pouco de farinha é que deve adicionar o sal na receita, isso porque o sal prejudica a ação do fermento e o pão acaba crescendo menos. Lembre-se sempre disso!
Farinha
Busque sempre as farinhas de qualidade, nem todas as farinhas são indicadas para a panificação. As mais fininhas são as melhores e mais indicadas.
Preparo
Sempre é muito importante sovar bem a massa e observar o tempo de descanso. Outro item a considerar é a quantidade de farinha. Muitos fatores (dentre eles o tamanho dos ovos) interferem na quantidade correta de farinha na receita, sendo assim, a farinha sempre deve ser despejada na massa aos poucos, nunca tudo de uma só vez. Coloque a farinha e com a ajuda das mãos sove a massa até sentir que está desgrudando das mãos sem, no entanto, estar dura. É preciso muita atenção.
Vale considerar também a interferência da temperatura no dia. Quando a temperatura está fria, o tempo de descanso da massa é maior, nos dias mais quentes, por outro lado, a massa cresce mais rápido.
Depois de todas essas dicas, você já pode se sentir mais segura em preparar seu pão caseiro. Para testar, lembre-se das dicas acima e comece com a receita abaixo:
Pão de liquidificador
No liquidificador acrescente:
Uma xícara de leite morno
Dois ovos
Meia xícara de óleo
Três colheres de (sopa) açúcar
Uma colher de (café) sal
Um pacote de fermento de pão
Uma xícara de farinha de trigo
Bata bem. Despeje esta massa em uma tigela e acrescente mais duas xícaras de farinha e misture bem. Depois disso, acrescente em uma forma de bolo inglês e deixe descansar até que a massa aumente de volume. Leve ao forno baixo até dourar.