Efeitos da crítica e do elogio no casamento

Conhecer as consequências da crítica e do elogio no relacionamento a dois é importante para analisar o próprio comportamento e transformar a relação.

Suely Buriasco

Seres humanos são motivados pelo que ouvem: sentem-se entusiasmados quando são elogiados e desanimados quando são criticados. Por mais que a pessoa trabalhe sua autoestima, em níveis diferentes, acaba sendo influenciado pela opinião alheia, principalmente das pessoas que tem afeto.

Críticas

Nada pode ser mais destrutivo para um casamento do que o uso constante de palavras de repreensão ou reprovação; críticas contínuas destroem o respeito e danificam o amor.

É interessante refletir sobre o que é comum em pessoas que agem assim:

1. Orgulho e egoísmo

Nesse caso, não aceitar que o cônjuge tenha a sua própria forma de pensar e agir é a razão de estar sempre tão irritado com ele. A pessoa crítica quer que tudo aconteça a seu modo e não volta atrás em suas decisões, preferindo sempre julgar o outro de forma intransigente e intolerante. Aquele que critica quer, na maioria das vezes, mudar o outro segundo suas expectativas e vontades.

Egoísmo, livre-se disso!

Advertisement

2. Inveja

A crítica pode nascer da vontade de ser como o outro, denotando extrema baixa estima. Como não se sente capaz de fazer o que o outro faz, a pessoa passa a criticar por pura inveja. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas moralistas que vivem julgando e falando mal de todo mundo. Assim, emoções e deficiências são projetadas sobre os outros, como manifestação da própria rejeição. Isso pode se tornar doentio!

Se você reconhece ser uma pessoa muito crítica, vale pensar em formas de mudar o quanto antes, para não comprometer negativamente o seu casamento.

Pense em algumas possibilidades:

1. Exercite a sua mente

Eu gosto de usar a palavra exercício sempre que o objetivo seja mudar alguma coisa em nós mesmos, isso porque não conseguimos nada de uma hora para outra, mas com exercícios mentais contínuos podemos promover a mudança que desejarmos em nós mesmos. Então comece por policiar seus pensamentos e determine dia a dia que “independente do que meu cônjuge fizer hoje, eu não vou depreciá-lo”.

2. Destaque as virtudes

É preciso mudar também a forma como você enxerga as coisas, priorizando as boas qualidades do seu cônjuge. Assim, todas as vezes que vier um pensamento crítico, você respira fundo e troca por um pensamento positivo em relação ao seu cônjuge. Com isso você vai se surpreender como o lado bom de seu cônjuge estava camuflado na sua irritação e, ainda que ele não seja possuidor de grandes virtudes, sempre há as que se pode enfatizar.

Advertisement

A admiração e o poder de amar

Mas se você tem sofrido com as críticas ferrenhas de seu cônjuge, vale refletir nessas possibilidades:

1. Você está sendo manipulado(a)

Pessoas com baixa autoestima podem ser facilmente influenciadas, pois se deixam enfraquecer pelas críticas. Assim o outro passa a manipular seu comportamento e você se sente cada vez mais inseguro. Ninguém pode ser feliz assim e, consequentemente, nenhuma relação nesses moldes é sadia. Você precisa trabalhar, com urgência, a sua autoconfiança se deseja mudar esse relacionamento.

7 passos para melhorar a autoestima

2. Você se sente culpado(a)

O sentimento de culpa em relação ao parceiro(a) pode enveredar na aceitação da crítica como um castigo. Muitos cônjuges que, de alguma forma, traíram ou não acreditam ter feito o certo em relação ao casamento, caem no engodo de se deixar humilhar.

Advertisement

O que se pode perceber é que, em qualquer situação, a crítica é muito danosa para o casamento, enquanto o elogio colabora para que o amor floresça e o vínculo se fortaleça entre os dois.

A força do amor e seu poder para consertar qualquer problema em um casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.