Faça estas 6 coisas se seu filho sofreu uma queimadura de sol
A pele sensível da criança pode sofrer queimaduras do sol. Não permita que isso acabe com seu passeio.
Michele Coronetti
Nem sempre as férias e os passeios são conforme o planejado. Alguns fatores podem atrapalhar bastante e a preocupação como pais se torna grande. Uma das maneiras mais comuns de estragar o passeio são as queimaduras do sol, especialmente em crianças.
Mesmo passando o protetor solar pode acontecer de os pequenos ficarem muito queimados e esse problema pode afetar não só a diversão, mas a saúde deles também. Algumas recomendações do que fazer quando a pele sofreu com excesso de luz e calor incluem:
-
Evitar banhos quentes para que as lesões não fiquem piores e mais dolorosas.
-
Para aliviar a dor e o incômodo, compressas frias podem ser colocadas nos lugares mais afetados, normalmente o nariz e bochechas, ombros, atrás do joelho e pés. Quando elas alcançarem a temperatura do corpo devem ser trocadas.
-
Hidratantes à base de água são ótimos porque não são gordurosos e combinam muito com a pele da criança, ajudando na reidratação, eliminando incômodos como a coceira e a dor. Eles podem ser passados de uma a duas vezes por dia ou conforme orientação médica.
Advertisement -
A hidratação é muito importante para que a pele se restabeleça rapidamente, portanto beber água e água de coco é ótimo.
-
As bolhas que se formam embaixo da pele não devem ser estouradas nem a pele que está descascando ou descamando deve ser puxada. Ela protegerá a pele nova que se formou e sairá sozinha no momento certo.
-
O uso de roupas leves ajuda a evitar maiores dores e incômodos. A exposição ao sol deve ser evitada enquanto a pele estiver irritada.
A fim de evitar estes incômodos algumas atitudes podem ser tomadas:
-
O horário do sol ajuda muito a evitar queimaduras. Crianças (e adultos) devem se expor ao sol no máximo até às 10 horas e na parte da tarde somente depois das 16 horas. Nos locais onde há horário de verão o relógio deve ser adaptado para evitar problemas com queimaduras.
Advertisement -
Os filtros solares devem ser aplicados sempre, começando 20 minutos antes da exposição solar. O pediatra irá avaliar qual o melhor fator para a pele da criança e de quanto em quanto tempo deve ser repassado na pele.
-
Os bebês antes de 6 meses não devem usar filtro solar para evitar alergias e problemas maiores. Conversar com o pediatra sobre como resolver esta situação é a melhor alternativa.
-
Outros apetrechos que não podem faltar para a proteção das crianças são o boné ou chapéu, óculos escuros, protetor labial, camiseta com tecido anti UV, garrafinha com água gelada ou água de coco para hidratar durante a exposição solar.
Os cuidados com o sol ajudarão a manter o período do passeio pelo tempo proposto, além de ser divertido e ter um retorno agradável.