Nunca é tarde demais para mudar de vida
Como estabelecer metas e persistir nas resoluções de Ano Novo.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
No começo de ano é comum as pessoas elaborarem uma série de resoluções para o ano que se inicia. Aqui estão três metas que provavelmente estão na sua lista (e na de todo mundo também!):
-
Perder peso e ficar em forma.
-
Seguir a dieta à risca.
-
Eliminar as dívidas e economizar dinheiro.
No fundo, essa lista representa uma reflexão em relação à falta de disciplina em três áreas-chave da vida de qualquer pessoa.
Leia: Mudar de vida: Deixando de ser uma pessoa áspera e amando a vida
Apesar de estarmos no começo do ano, a verdade é que nunca é tarde demais para fazer resoluções nas áreas em que você sente que precisa melhorar.
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros ou pessoais durante o ano:
Fazer metas específicas
Imaginando que uma de suas metas em relação a parte financeira seja algo do tipo: “Eliminar as dívidas e poupar um dinheiro” Essa é uma boa resolução. Mas é preciso torná-la mais específica. Seu próximo passo é definir quanto/o quê/como/quando fazer. Por exemplo:
“Vou economizar R$500,00 em uma conta poupança de emergência, no prazo de 12 meses, para que eu não tenha que recorrer a meu cartão de crédito.”
Leia: Como economizar mais de mil reais até o fim do ano – começando com 1 real
Desenvolver um plano para atingir seu objetivo
A fim de conseguir seguir uma dieta, você pode fazer o seguinte:
-
Conversar com um médico ou nutricionista para uma avaliação e prescrição do que seria um objetivo saudável (e realista!) de emagrecimento, e obter a prescrição de uma dieta a ser seguida.
-
Estabelecer uma rotina de alimentação baseada nas prescrições da dieta e organizar as compras e preparo das refeições de modo que os alimentos permitidos estejam sempre disponíveis.
Driblar a falta de disciplina
A disciplina e o autocontrole devem ser praticados um dia de cada vez. Se você conseguir estabelecer uma rotina diária e mantê-la por três semanas, terá adquirido um novo hábito! Isso resultará na capacidade de se tornar ainda mais disciplinado em qualquer área de sua vida.
Como qualquer empreendimento, você poderá enfrentar contratempos, frustrações ou obstáculos que irão desencorajá-lo. Esse é o momento em que você não deve ceder à tentação de desistir.
Definir uma recompensa para o sucesso
Já é sabido que os eventos que causam fortes reações emocionais são mais vividamente gravados em nossas memórias do que aqueles que são emocionalmente neutros. Podemos lembrar momentos de tristeza, alegria ou medo em mais detalhes e por muito mais tempo do que um dia normal em nossas vidas.
Se você já teve experiências ruins ao tentar se exercitar, use essas memórias ruins como motivação para eliminar a falta de motivação. Imagine sua vida sem esses quilinhos a mais, e com mais disposição física e mental para encarar todos os outros desafios.
Agora, com uma imagem mental de seu objetivo, pense em como você gostaria de comemorar, no próximo 31 de dezembro, caso tenha atingido o peso dejado? Você gostaria de se presentear com roupas novas, um dia em um Spa ou um fim de semana em um hotel? Escolha algo que você realmente queira como recompensa para ajudá-lo a manter-se sempre motivado.
Leia: Voltar a estudar na vida adulta: Como encontrar motivação
Obter Ajuda
Você não precisa lutar sozinho. Compartilhe suas metas com sua família ou um amigo que você sabe que compartilha dos mesmos objetivos e vocês poderão trabalhar juntos. Um apoiando o outro nos momentos desafiadores.
Já faz um tempo que o ano começou, mas nunca é tarde para firmar (ou retomar!) aquelas resoluções que irão mudar sua vida para melhor.
Faça agora mesmo uma lista de objetivos que você quer atingir até o final deste ano, use as dicas deste artigo e uma feliz Vida Nova para você.