Os 7 relacionamentos mais importantes de sua vida

Sua vida será realmente definida por seus relacionamentos.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Aprendi este princípio de definição de vida quando ainda criança. Minha mãe era uma enfermeira para doentes terminais e eu ocasionalmente acompanhava enquanto ela compassivamente cuidava de seus pacientes moribundos. Ficando perto de pessoas que sabiam que seu tempo na terra era curto, me espantava com a semelhança entre as suas prioridades.

Quer sejamos ricos ou pobres, jovens ou velhos, negros ou brancos, homens ou mulheres, instruídos ou analfabetos, quando chegamos ao fim da vida, aquilo que mais importa é notavelmente semelhante para todos. O amor é tudo que importa.

Eu nunca ouvi uma pessoa que está morrendo falar de dinheiro, passatempos, trabalho ou qualquer coisa que tende a adicionar estresse a nossas vidas diárias. Elas queriam estar cercadas por pessoas, não por posses. Com essas experiências aprendi que a alegria no final da vida será resultado de suas relações significativas e cada pesar será o resultado de uma falha em um relacionamento.

Então, se a vida é realmente definida por relacionamentos, como podemos criar relacionamentos mais fortes?

Advertisement

Felizmente, Deus nos dá a resposta. Ele é quem fez o amor ser o foco central da vida, e Ele é também aquele que nos mostra como aplicá-lo bem em nossos relacionamentos.

Ao ler a Bíblia (o grande Manual de Relacionamento do mundo), eu vejo “7 definições de relações vitais” que são claramente ensinadas por toda parte. Tecnicamente, cada pessoa na Terra se encaixa em uma dessas sete relações, que fazem sentido, porque nós deveríamos amar a todos.

O amor surge de formas diferentes de acordo com a natureza da relação, e a seguir estão as sete relações e a chave para prosperar em cada uma delas.

Como prosperar em seus sete relacionamentos mais importantes:

1. Seu relacionamento com Deus exige devoção sincera

Seu relacionamento com Deus é o fundamento sobre o qual todas as outras relações são construídas. Uma das mais belas verdades da Bíblia (e da própria vida) é que Deus nos ama. Ele quer ter um relacionamento conosco. Ele não quer dar-lhe “religião”; Ele quer dar-lhe uma vida de amor.

Advertisement

“Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento”. (Mateus 22: 37-38)

Leia: Como estabelecer um relacionamento pessoal com Deus

2. Seu relacionamento com seu cônjuge (para aqueles que são casados) exige um compromisso para toda a vida

Amor, por sua própria natureza, é um compromisso (não um sentimento). De todas as relações humanas, o casamento é aquele em que o compromisso do amor é mais sagrado. Lembre-se, um “casamento perfeito” é apenas duas pessoas imperfeitas que se recusam a desistir um do outro!

“Todavia, aos casados mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” (1 Coríntios 7:10-11)

Advertisement

Leia: 5 maneiras de transformar seu casamento e ser feliz

3. O seu relacionamento com sua família requer tempo

O tempo é a “moeda de relacionamentos”, de modo a investir em sua família, você precisa investir seu tempo. Eles precisam mais de sua “presença” que dos seus “presentes”. Devemos mostrar amor, honra e carinho para as nossas famílias estando com eles não apenas nos momentos que são convenientes para nós, mas nos momentos mais importantes para eles.

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12:10)

4. Seu relacionamento com os seus amigos exige lealdade

Amar sua família significa apoiar. A amizade forte não é composta por duas pessoas fortes, mas duas pessoas devotadas uma a outra, que se revezam sendo fortes um para o outro nos momentos de fraqueza.

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Provérbios 17:17)

Advertisement

5. O seu relacionamento com seu próximo requer compaixão

Na parábola do “Bom Samaritano”, Jesus ensina que o próximo de alguém é aquele que tem compaixão e preocupação para com os outros (mesmo que esse próximo seja um estranho que não viva em qualquer lugar perto de sua vizinhança).

“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5:14)

Leia: 13 qualidades de um amigo verdadeiro

6. Seu relacionamento consigo mesmo também requer confiança e humildade

Deus quer que você creia em seu valor eterno para si mesmo, mas Ele também quer que você seja humilde o suficiente para colocar os outros antes de si mesmo. Humildade não significa pensar menos de si mesmo; mas pensar menos em si mesmo.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Advertisement

Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” (Filipenses 2:3-5)

7. Seu relacionamento com seus “inimigos” requer a graça e a compaixão

Tem sido dito que “guardar rancor é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra.” Deus quer lhe dar a força necessária para não apenas “tolerar” seus inimigos, mas para amá-los realmente. Só a graça de Deus pode tornar isto possível, e se a buscarmos, podemos encontrar a verdadeira paz.

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:44)

“A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

Advertisement

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.” (Romanos 12: 17-18)

Mostre respeito mesmo às pessoas que não o merecem. Isto não é um reflexo do caráter delas, mas do seu.

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.