Soluções para o estresse: da cabeça aos pés
Os efeitos nocivos do estresse afetam seu corpo inteiro. Aprenda como aliviar esses efeitos e melhorar sua qualidade de vida.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
O dinheiro será suficiente para pagar todas as contas até o final do mês? A faxineira cancelou de novo?”
Essas situações são o equivalente moderno a ser atacado por um tigre, e nossos corpos reagem para enfrentar essas “ameaças”, diz Paul J. Rosch, MD, Presidente do Instituto Americano de Estresse.
O estresse crônico pode gerar uma série de problemas físicos e emocionais. Muitas vezes as mulheres têm reações mais fortes do que os homens, diz David Rakel, MD, diretor de Medicina Integrativa na Universidade de Wisconsin, talvez porque a área onde as emoções são processadas no cérebro delas é maior.
Leia: Como aliviar o estresse
Entre os principais efeitos nocivos do estresse crônico podemos citar:
Ganho de peso
Como se não bastasse todas as preocupações em nossa cabeça, alguns estudos sugerem que nossos corpos estressados estão se tornando imunes à secreção contínua de adrenalina.
Em vez de queimar mais calorias, nossos sistemas estariam produzindo mais cortisol, um hormônio produzido pelas suprarrenais diante do estresse e que promove o armazenamento de gordura.
Em vez de atacar uma caixa de bombons na próxima vez que você estiver sob pressão, dê uma boa caminhada. Estudos dizem que o exercício alivia o estresse e queima calorias. Substituir lanches ricos em gordura por opções mais saudáveis pode ajudar a relaxar também. Alimentos ricos em bons carboidratos, como inhame e batata doce, aumentam os níveis de serotonina no cérebro. Grãos integrais, banana, abacate, frango, espinafre e brócolis contêm vitamina B, que pode aumentar sua sensação de bem-estar.
Leia: 10 maneiras de afastar o estresse
Dores de cabeça
Em muitos casos as dores de cabeça tensionais são consequência de músculos tensos no rosto e pescoço. Pesquisas recentes indicam também que as alterações induzidas pelo estresse em neurotransmissores como a serotonina e endorfinas também ativam vias de dor no cérebro, levando a mais dores de cabeça.
Apenas 10 minutos por dia de respiração profunda e relaxamento podem aliviar essa tensão muscular, diz Lisa Corbin, MD, Médica Diretora do Programa de Medicina Integrativa na Universidade do Colorado.
Tente isto: Sente-se em um lugar tranquilo, e feche os olhos. Respire fundo pelo nariz, e deixe o ar encher seu abdômen; prenda por 5 segundos, depois expire. Estudos têm mostrado que exercícios de respiração profunda simples como esse, reduzem a pressão arterial e promovem uma melhora significativa na sensação de bem-estar.
Espinhas
Diante do estresse crônico o organismo pode aumentar a produção de óleo pelas glândulas da pele, resultando em um aumento de cravos e espinhas.
A tradição chinesa de beber água quente com limão ajuda a desintoxicar a pele, diz Susan Ciminelli, fundadora da Susan Ciminelli Day Spa em Nova York.
Torcicolo
Às vezes, as preocupações do trabalho vão para casa com você em forma de dores e rigidez muscular. Para aliviar as dores nas costas você pode tomar um banho frio ou espirrar água fria sobre os músculos doloridos durante 10 a 60 segundos; em seguida água morna, e fazer essa alternância quatro vezes. A dramática mudança na temperatura contrai os vasos sanguíneos dilatados, removendo toxinas como o ácido láctico e melhorando o fornecimento de sangue e fluxo linfático. Um recente estudo também mostrou que a terapia de água fria pode reduzir a dor da fibromialgia.
Fadiga
“Há regiões promotoras do estado de vigília no cérebro que são estimuladas por pensamentos ansiosos”, diz a psicóloga Stephanie Silberman, PhD, do Conselho Americano de Medicina do Sono.
Se o estresse tem mantido você acordado, experimente o relaxamento progressivo dos músculos: A partir dos seus dedos, tensione os músculos nessa área, mantenha por 5 segundos e solte; continuar com cada grupo muscular. Lembre-se de respirar com calma durante todo o exercício.
Leia: 5 ideias para relaxar em 10 minutos
Problemas menstruais e infertilidade
Muitas cólicas? A menstruação não veio? O sistema reprodutivo é severamente afetado pelo estresse, diz Anne Nedrow, MD, Médica diretora do Centro de Ciências da Universidade do Oregon. Há também uma forte conexão mente/corpo que pode interferir com a fertilidade e a função sexual, segundo a Dra. Nedrow.
Acupuntura pode ajudar a regular os ciclos menstruais, diminuir a dor e melhorar as taxas de sucesso na fertilização in vitro.
Diminuição das defesas
O estresse enfraquece todo o sistema imunológico e agrava doenças crônicas como asma, hipertensão arterial e diabetes, diz Robin Molella, MD, especialista em medicina preventiva.
Inchaço
A resposta do seu organismo ao estresse pode ser desviar o sangue para longe dos processos digestivos normais no abdômen. O resultado? Dor abdominal, inchaço, diarreia, constipação, e até mesmo a síndrome do intestino irritável, segundo a Dra. Anne Nedrow.
Pés doloridos
Andamos muito rápido, sempre com pressa, e tudo isso (nós mulheres) fazemos nos equilibrando em salto alto (literalmente!). Não é à toa que 8 em cada 10 mulheres dizem que seus pés doem. A notícia realmente ruim é que pés doloridos tornam mais difícil enfrentar as tensões que atacam o resto do corpo.
Nas mãos certas (no caso, um reflexologista), uma massagem nos pés pode realmente ajudar a curar uma variedade de distúrbios decorrentes do estresse. Massageie sob a base dos dedos dos pés para acalmar a cabeça, a base do pé para relaxar o peito, e no meio do pé para aliviar a área abdominal, diz a reflexologista Mara Nicandro, diretora de Massagem Terapêutica no Texas.
As dicas deste artigo realmente funcionam e irão lhe ajudar a aliviar os efeitos nocivos do estresse. Mas é importante que você consiga identificar e resolver as causas do estresse em sua vida. E não hesite em procurar ajuda profissional sempre que sentir necessidade.