Casais idosos dão 7 dicas preciosas para casais mais novos

Casais idosos que viveram por mais de 50 anos juntos têm conselhos importantes para o sucesso no relacionamento conjugal.

Michele Coronetti

Todo mundo sabe que existe grande sabedoria guardada com as pessoas que já viveram alguns anos a mais neste mundo. A experiência somada à observância do que acontece ao redor os transformam em seres sábios e cheios de conselhos. Eles os guardam por um motivo muito simples: Ninguém quer ouvir.

O professor Karl Pillemer, em 2004, iniciou uma pesquisa com pessoas mais idosas e repletas de entendimento e maturidade. Ele pediu conselhos para que as pessoas mais novas pudessem ter uma vida mais plena e feliz. Ele conseguiu reunir 1.500 respostas de pessoas com mais de 70 anos e menos de 100, publicou dois livros e disponibilizou um organizado site para quem estiver realmente interessado nos conselhos sábios dos idosos.

Este artigo reuniu 7 principais conselhos para futuros e já existentes casais a fim de aprimorar o relacionamento e viver de modo mais feliz e pleno.

1. Encontrar alguém semelhante

Segundo os vovôs, quando as pessoas encontram alguém semelhante, especialmente nos objetivos de vida, o romance não tem prazo de validade. Isso evita brigas e problemas diários. Quando o casal tem os mesmos interesses e trabalha para as mesmas conquistas, o casamento fica mais leve e duradouro. Isso não significa que será fácil porque nenhum casamento é, mas que terá mais chances de ser eterno.

2. Atos positivos diários

A vida sempre traz surpresas desagradáveis e quando o casal prefere focar no negativo o relacionamento pode complicar. Cônjuges que fazem algo de bom para o outro diariamente e ao longo dos anos de convivência são mais felizes e o casamento é duradouro. Coisas simples fazem a diferença.

Advertisement

3. Comunicação

É importante que o casal mantenha a amizade e converse diariamente sobre o dia, desafios enfrentados e sonhos a realizar. Não somente em uma hora específica do dia, mas que mantenham o diálogo aberto sempre.

4. Personalidades individuais

Cada pessoa é única e espera ser respeitada e amada exatamente pelo que ela é. Depois de um tempo de casamento é comum cônjuges reclamarem de atitudes e pensamentos do outro e exigir mudanças. Pior ainda quando um dos cônjuges percebe o jeito do outro antes mesmo de casar e fica determinado a muda-lo. É importante que cada um aceite o outro e respeite as diferenças.

5. Aprender com erros

Em muitas ocasiões, um dos cônjuges pode ficar abatido devido a problemas sérios que esteja enfrentando. Como prova de amor, o outro toma suas dores e faz de tudo para resolver seu problema, o que muitas vezes pode acarretar outros danos. Prudência e enxergar os dois lados fará bem para ambos, pois muitas vezes situações constrangedoras são necessárias para o crescimento pessoal. Querer resolver todos os problemas do outro não é prova de amor, afinal o crescimento da pessoa ficará comprometido. O melhor a fazer é ouvir o cônjuge desabafar, oferecer ajuda e tentar promover resolução própria para problemas individuais.

6. Enxergar a realidade

Um conselho que os casais idosos deram e que é muito pertinente é o de que casamento é algo muito difícil. Cônjuges se saem melhor no relacionamento quando têm esta compreensão e trabalham sem desanimar para manter a união. Para se especializar em algo é preciso muita prática que normalmente só vem com o tempo. É assim com músicos e artistas e pode ser com cônjuges, se aperfeiçoando sempre ao longo dos anos.

7. Valor do casamento

Conviver com alguém por 50 anos ou mais é algo espetacular, segundo os entrevistados. Os acontecimentos principais da vida fazem parte do casal que conseguiu permanecer juntos por tanto tempo. Finalização dos estudos, crescimento profissional, nascimento e desenvolvimento de filhos, poder conhecer e amar os netos, sobrepujar doenças e dificuldades são alguns dos principais eventos. Quando lá no futuro o casal olhar para trás e puder relembrar com sorrisos suas conquistas, sua bela família e outras realizações a satisfação será muito grande. Manter o casal unido dá trabalho, mas, segundo estes sábios, é digno de todo esforço.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.