Pão torrado pode causar câncer, segundo cientistas

Substâncias cancerígenas foram encontradas na torrada e em outros alimentos como a batata.

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  • Alguns alimentos estão sendo considerados potencialmente cancerígenos. A Food Standard Agency da Inglaterra divulgou recentemente que pães torrados e outros alimentos com partes torradas possuem níveis elevados de acrilamida.

  • Uma campanha em busca do dourado foi lançada. Ao invés de ingerir torradas bem tostadas, com cores escuras em sua maioria, os alimentos devem estar apenas dourados. Assim a substância não se tornaria uma vilã na saúde de quem a ingere.

  • Alimentos ricos em carboidratos como batatas e pães reagem ao calor aumentando a produção da substância potencialmente cancerígena. Quanto maior a exposição a altas temperaturas, maior o problema.

  • Um outro problema foi constatado com o hábito de guardar batatas cruas na geladeira. Com este processo, os níveis de açúcar são aumentados e ao serem preparadas, fritas ou cozidas, elevam a produção de acrilamida.

  • A escolha pelos alimentos de forma balanceada é sempre incentivada pelos vários órgãos de saúde governamentais no mundo todo. Culturas e gostos podem ser diferentes nas muitas localidades do planeta, porém, o cuidado com a saúde é importante de igual forma. Alimentos preparados de maneira correta evitam doenças e perdas familiares.

  • Os cuidados com a alimentação para manter a boa saúde vão muito além de deixar de comer alimentos torrados ao extremo. Balancear a ingestão é muito importante para qualquer pessoa, independente das necessidades físicas ou metas de perda de peso. Frutas, legumes e verduras sempre devem fazer parte das refeições, evitando ficar apenas com carboidratos e proteínas, costume da maior parte da população mundial.

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  • Cada pessoa precisa adaptar sua alimentação às próprias necessidades, mas um cardápio balanceado pode conter na maioria das vezes:

  • Desjejum

  • Uma porção de pão, torrada (na cor dourada apenas) ou biscoito de água e sal

  • Uma porção de frutas em forma de suco ou integrais

  • Uma fatia de queijo, um ovo cozido ou outra fonte de proteína

  • Intervalo

  • Um iogurte ou fruta

  • Almoço

  • Porções de arroz ou massa, porção de feijão ou outra leguminosa (grão-de-bico, lentilha ou ervilha) ou ainda batata ou mandioca.

  • Uma porção de proteína animal ou vegetal (carnes, ovos, queijo de soja ou outros)

  • Uma porção de legumes cozidos ou crus (cenoura, beterraba, abobrinha ou outros)

  • Uma porção de verduras cruas ou cozidas (alface, agrião, espinafre, couve ou outros)

  • Uma porção de frutas (suco natural ou como sobremesa)

  • Intervalo

  • Uma porção de pães ou biscoitos e uma fruta

  • Jantar

  • Nas mesmas bases do almoço

  • Ceia

  • Um iogurte ou algo leve para não atrapalhar o sono.

  • As cores influenciam muito na escolha e devem ser sempre diversificadas durante o dia para que todas as vitaminas sejam absorvidas pelo organismo. A OMS recomenda ao menos 5 porções de frutas, verduras e legumes variados ao dia reconhecendo que para os que se alimentam desta forma a proteção contra as doenças se torna muito maior.

  • Os cuidados diários com a alimentação, evitando a ingestão de substâncias prejudiciais que apenas encurtam a existência e utilizando alimentos saudáveis e poderosos diminuem as idas ao médico, amenizam a utilização de medicamentos e melhoram a qualidade de vida.

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Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

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Substâncias cancerígenas foram encontradas na torrada e em outros alimentos como a batata.
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