Previna o AVC com estas 10 ações

Evitar um futuro AVC pode começar com hábitos saudáveis a partir de hoje.

Michele Coronetti

Considerada uma das doenças mais temidas atualmente, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi em 2015 a segunda causa de morte no Brasil e a primeira em incapacitar. Neste mesmo ano, 100.520 pessoas faleceram vítimas da doença sendo 4.592 destes com menos de 45 anos.

Segundo a Associação Brasileira de Neurologia, ela pode e deve ser evitada com algumas mudanças de hábitos simples, inclusive alguns deles estão sendo adotados pelo Ministério da Saúde que está retirando do mercado alimentos comprometedores. A meta é que até 2020 sejam retiradas 28.652 toneladas de sódio nos alimentos processados.

Ações simples que as pessoas podem adotar para evitar a doença incluem:

1. Controle da pressão alta

. Para as pessoas que sofrem com este mal, o controle será fundamental para evitar o acidente vascular cerebral. O médico saberá o medicamento correto, além de outras ações que podem ajudar no controle.

2. Exercícios físicos moderados

Quando realizados ao menos 5 vezes por semana, fica mais fácil evitar a doença. Correr é o preferido dos especialistas.

Advertisement

3. Controle da dieta

Mudanças alimentares são cada vez mais requisitadas e elas incluem maior ingestão de frutas, legumes e verduras e diminuição do sal e de alimentos processados.

4. Redução do colesterol

A diminuição do excesso do colesterol encontrado nos alimentos de origem animal também é recomendada para evitar o AVC. Alguns hábitos simples como trocar o leite nos alimentos por gorduras vegetais (leite de coco ou de amêndoas, por exemplo) já reduzem bastante.

5. Controle do peso

Calcular o IMC e fazer as alterações necessárias a fim de equilibrar o peso do organismo também é recomendado.

6. Evitar o fumo

Mesmo para não fumantes, a exposição à fumaça também é prejudicial. Evitar locais repletos de fumo e abandonar o vício ajudará a evitar o AVC.

7. Reduzir o consumo de álcool

Sua ingestão constante desequilibra o organismo facilitando ocorrências de acidentes vasculares.

Advertisement

8. Cuidar da fibrilação atrial

Os átrios, câmaras superiores do coração, batem desordenadamente às inferiores, que são os ventrículos. Difícil de ser diagnosticado, porém importante para evitar maiores doenças, alguns sintomas são palpitações, falta de ar e cansaço. O médico saberá qual será a melhor maneira de tratar o problema.

9. Evitar o diabetes

O médico poderá orientar sobre como evitar a doença que pode ser adquirida mesmo sem histórico familiar. Alimentação e exercícios físicos são fundamentais para o êxito.

10. Aprender sobre a doença

Algumas atitudes instantâneas podem alterar o quadro quando a pessoa sofre um acidente vascular cerebral. Ele pode ocorrer a qualquer momento e saber o que fazer ajuda a evitar pioras graves. Conhecendo sobre a doença é possível também ajudar um parente ou pessoa do convívio quando ocorrer.

Exames periódicos, além das ações acima sugeridas tornarão a probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral muito menor. Mesmo entre pessoas com menos de 45 anos os cuidados devem ser adotados, pois além de histórico familiar e estresse cada vez maior entre os jovens, os acidentes de carro podem causar danos aos vasos sanguíneos do cérebro.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.